Home
Portal Figueiro
Aldeia
Santa Eufêmia
Patrimonio
A Visitar
Ultimos Moinhos
Figuras
Album de Fotos
Multimedia
Noticias de Figueiró
Noticias do Concelho
Comunidades
Obras
Junta de Freguesia
Como Chegar
Hotelaria
Links
Arquivo
Contactos

 

 

 

 

 

 

 

 

Eucalipto

 

      A Visitar em Figueiró

 

Clique nas imagens e abrirá a respectiva página

 

Igreja Paroquial

 

 

Capela Sta. Eufêmia

 

 

Museu Rural e Arte Sacra

 

 

Alminhas

Igreja Capela Museus Alminhas

      Figueiró da Serra, não sendo uma aldeia com uma abundância em monumentos, tem muitos motivos para se visitar em qualquer altura do ano.
 
      O que mais se pode destacar, será a Igreja Paroquial toda em estilo renascença, das mais bonitas no concelho de Gouveia, a Capela de Sta. Eufêmia e os Museus de Arte Sacra, com um riquíssimo espólio de artigos religiosos que fizeram parte da história desta freguesia, e o Rural, onde destacamos peças pertencentes a diferentes artífices e que as suas famílias fizeram questão de doar, preservando assim o futuro das mesmas.

IGREJA PAROQUIAL:
   
 Situada no Bairro do Hospital, data de 1810, com uma talha dourada muito bonita, ela é de estilo renascença com imagens de santos muito perfeitas.
 
      Crê-se que em tempos, o seu adro serviria de cemitério, pois por altura das escavações para a instalação do pára-raios na Torre, encontraram-se algumas ossadas humanas, desconhecendo-se no entanto as suas origens.

CAPELA:
    
Situa-se na Rua da Capela, é pequena em dimensões, mas grande na importância que tem na história religiosa desta aldeia.  
      É parte fundamental nas celebrações das festas de Santa Eufémia, que se realizam nos dias 15 e 16 de Setembro.

MUSEUS:
    
São dois os museus aqui existentes, situam-se no Bairro do Hospital, na antiga casa Paroquial (aonde o Padre residia).
      Um dedica-se aos artigos de arte sacra, e o outro aos utensílios que fizeram parte do dia-a-dia da vida de muita gente desta freguesia.  
 
      São dignos de visitar, e não deixam nada a desejar aos muitos museus que se encontram por esse Portugal, que muitas vezes maltrata aquilo que fez parte da nossa rica e valiosa história.

OUTROS LOCAIS DE INTERESSE:
 
    Em relação a outros locais que se podem considerar interessantes de visitar, destacamos um conjunto de casas senhoriais  que tiveram um papel muito importante na vida de muita gente, pois os seus proprietários eram também donos da maior parte dos terrenos que eram cultivados, e deles recebiam rendas.
 
      No Bairro do Cruzeiro, pode admirar o majestoso Cruzeiro em granito, representante da fé dos que o ergueram, comemorando o VIII centenário da independência e o III da Restauração de Portugal, foi erguido em 1940.
 
      As ruínas das Minas dos Azebrais, de onde se extraiu o Volfrâmio e exploradas pelos alemães, é um bom pretexto para um passeio a pé ou em veiculo todo-terreno. De caminho pode visitar também as barragens da Cruz com as suas águas cristalinas, que se destinam à rega dos terrenos que se aqui cultivam.
 
      Os moinhos de água, são outro motivo para se fazer um passeio e respirar o ar puro que esta região nos oferece, não esquecendo as sepulturas antropomórficas, que estão em terrenos particulares e por isso em estado de má conservação, conforme registado este verão (2005).
 
      Destacamos ainda o eucalipto de enormes dimensões, que se encontra nos terrenos da Quinta do Adamastor, e que na base a nível do solo tem 12 metros de diâmetro e a 30 centímetros, 10 metros.
      É um orgulho da aldeia e espanto de muitos forasteiros!
 
      Como vê, motivos de visita não faltam, e comodidades também não, com a abertura do espaço hoteleiro da Quinta do Adamastor, e a possibilidade de outros se seguirem.
 
                                 
Visite Figueiró da Serra, esperamos por si............

 

 

Pôr do Sol em Figueiró visto do alto do Casal

Site optimizado para Internet Explorer 5+

Copyright © 2005 [Jose Ferreira]. All rights reserved. webmaster@figueirodaserra.com