Home
Portal Figueiro
Aldeia
Santa Eufêmia
Patrimonio
A Visitar
Ultimos Moinhos
Figuras
Album de Fotos
Multimedia
Noticias de Figueiró
Noticias do Concelho
Comunidades
Obras
Junta de Freguesia
Como Chegar
Hotelaria
Links
Arquivo
Contactos

 

Lar

Obras de realce

Desde sempre que Figueiró, foi uma aldeia com uma predominância para acompanhar o progresso, foi das primeiras freguesias na região a ter rede de electricidade, água ao domicilio e rede de esgotos.

Actualmente, pode-se dizer que tem uma boa infraestrutura montada, para que o futuro se apresente aos Figueiroenses, bem mais risonho. Para além dos
Museus e do Hotel (obra privada), construído numa das antigas casas senhoriais, existem outras obras que merecem destaque. Entretanto a construção do Lar, obra muito importante, está agora a dar os primeiros passos.

Salão Paroquial

      O Salão Paroquial foi construído nos anos 60 e a sua inauguração ocorreu no dia 14 de Setembro de 1969, com a designação de Centro Social Paroquial D. Joaquina Guerra Tenreiro.
      Inaugurado com a pompa que se imponha, foi de notar a presença do Almirante Henrique Tenreiro, do Governador Civil da Guarda Dr. Mario Martins Soares Bento e D. Policarpo da Costa Vaz, que era o bispo da Guarda.
      Obra de grande envergadura para a época, foi graças ao sacrifício de alguns conterrâneos e ao trabalho desenvolvido pelo Padre José Ventura que se conseguiu concretizar o seu projecto.
      Claro que não se podem esquecer os donativos dos Figueiroenses e da ajuda benemérita por parte do Almirante Henrique Tenreiro.
      A necessitar urgentemente de obras, tem espaço para a realização de diversas actividades culturais e sociais.
      O andar principal é composto por um amplo salão, um palco, balcão e cozinha, e aqui se podem organizar espectáculos ou outros eventos sociais. No rés-do-chão funciona o centro de dia e oposto médico, em tempos também aqui esteve instalada a sala do grupo desportivo.

Centro de Dia

    Está instalado no rés-do-chão do Salão Paroquial, e aqui são confeccionadas e servidas duas refeições diárias aos mais idosos, fazendo-se a distribuição da comida às casas daqueles que não se podem deslocar ao centro.

 

Recinto de Festas

      Terreno adjunto ao Salão, aqui se realizam diversos eventos, principalmente durante as festas de Sta. Eufêmia.
      Existe um coreto, que já passou por diversas transformações, um bar com cozinha, a quermesse e tambem arrecadações para o material que se usa durante as festas.

Barragens

      Construídas para se aproveitar e armazenar a água das levadas e da chuva.
      Oferecem melhores condições para o controlo da água, no que respeita ao uso da água da vela para a rega dos terrenos.
      Situadas num local aprazivel, com vistas muito bonitas, uma boa desculpa para dar um passeio a pé ou fazer um pic-nic.

 

 

                                                                 

Site optimizado para Internet Explorer 5+

Copyright © 2005 [Jose Ferreira]. All rights reserved. webmaster@figueirodaserra.com